Refluxo em bebês, quando precisa de tratamento?
This is a subtitle for your new post

O que é o Refluxo
O refluxo gastroesofágico (RGE) é definido como a passagem involuntária de conteúdo gástrico para o esôfago com ou sem regurgitação ou vômito, ou seja, é quando o líquido do estômago volta para o esôfago - o canal que liga a boca ao estômago.
Vale lembrar que ela é uma condição fisiológica normal, ocorre várias vezes ao dia, principalmente após a mamada e pode não causar sintomas.
Em que consiste esse conteúdo gástrico que retorna?
A secreção gástrica (o líquido do estômago) é uma mistura de ácido, bile e enzimas digestivas que auxiliam na digestão dos alimentos que serão encaminhados ao intestino delgado. Esse material é cáustico (corrosivo) e pode, portanto, machucar a maioria das camadas epiteliais do esôfago.
Refluxo como doença
DRGE ou o refluxo gastroesofágico como doença ocorre quando o refluxo do conteúdo gástrico causa sintomas que afetam a qualidade de vida do bebê ou causam complicações, como:
- dificuldade no ganho de peso
- distúrbios na alimentação e do sono
- problemas respiratórios crônicos
- esofagite
- apnéia
- entre outros
Por que ocorre o refluxo nos bebês?
Todos nós temos um sistema chamado sistema anti-refluxo, formado por dois elementos principais, um esfíncter esofágico inferior (que nada mais é do uma camada mais grossa da parede do esôfago próximo a sua chegada ao estômago) e o músculo diafragma (o famoso músculo da respiração).
Quando existe alguma disfunção neste sistema acontece o refluxo.
Estas disfunções podem acontecer enquanto o bebê ainda está dentro da barriga da mãe ou durante o parto.
Durante a vida intra uterina (dentro da barriga da mãe), o bebê pode se posicionar por muito tempo de uma maneira que gere esta disfunção no sistema anti-refluxo.
Nos casos de o bebê ser muito grande em relação ao tamanho da mãe ou nos casos de gêmeos quando o espaço dentro do útero fica “apertado” estas posições podem acontecer com mais frequência. Também pode acontecer de o cordão umbilical ficar em uma posição inadequada e causa a disfunção.
E, durante o parto, o uso de ventosas ou fórceps, partos difíceis com necessidade de manobras também pode causar a disfunção no sistema anti-refluxo.
Onde está localizado esse sistema anti-refluxo?
Ele está localizado na “boca do estômago", na altura no mediastino na região mais inferior. Este ponto é onde o esôfago (com formato de tubo) passa através de um orifício no diafragma.
A função do esfíncter esofágico inferior (aquela camada mais grossa) é de abrir para permitir a passagem do alimento e fechar para evitar que o alimento volte. Ele também ajuda a manter a pressão entre o abdome e o tórax, condição esta também muito importante.
Como sei que o meu bebe pode ter refluxo?
- Irritabilidade associada ao arquear das costas após as mamadas é considerado um sinal de refluxo. É como se o bebê estivesse te dizendo que está com azia.
- Em bebês, na maioria das vezes, são os pais que interpretam os sintomas como problemáticos ou não.
- Sono agitado.
- Tose, lariginte, faringite.
- O bebê se recusa a mamar no peito, chora, é uma luta toda vez.
- Regurgita muito, ou várias vezes muito tempo após a mamada.
- Bebê que fica como se estivesse o tempo todo ‘mastigando’.
- Em alguns casos podemos ouvir ronquidão ao respirar.
- O bebe pode ganhar peso normalmente, ou pode não ganhar peso adequadamente.
- Em alguns casos acredita-se ter relação com bronquites e asma.
Tratamento do refluxo
Do ponto de vista médico a causa do Refluxo Gastroesofágico(RGE) no bebê acontece por uma imaturidade desse sistema.
Eu concordo que algumas vezes pode ser verdade, mas na grande maioria das vezes depende do bom funcionamento dos componentes do sistema.
O controle neural desse sistema antirrefluxo - de fechamento e abertura do esfíncter - é feito por nervos que saem da coluna e também por um par de nervos que saem do crânio do bebê.
Na osteopatia avaliamos o bom funcionamento desse controle neural, assim como do próprio esfíncter esofágico inferior, o estômago, o tórax e o abdome do bebê.
Como fazemos isso?
O fazemos unicamente através das nossas mãos, percebendo lugares rígidos, lugares mais móveis, olhando para o bebê, percebendo assimetrias através do tato e buscando respostas nos olhos e reações da face e do corpo do bebê. Com isso é possível chegar a um diagnóstico básico e ir suavemente aplicando estímulos que lhe devolvam um bom funcionamento onde necessário.
Com este tipo de tratamento, temos colhido boas respostas em curto espaço de tempo.
Obviamente nem todos respondem igual, cada bebê é um ser único e com uma história única apesar da sua ainda breve vida.
Precisa de ajuda?
Caso tenha percebido que seu bebê pode estar precisando de uma avaliação osteopática por conta de refluxo, entre em contato.
Você pode entrar em contato por mensagem via whatsapp ou escolher um horário disponível em minha agenda, neste caso, aperte o botão abaixo e siga as instruções da página de agendamento.
Cuide de seu bebê.
Dra. Eugênia Almeida