Bebês irritados, com cólicas e refluxos
Entenda porque seu bebê está irritado, com cólicas e refluxo

Torcicolo congênito
O torcicolo congênito é uma má formação em que a criança nasce com uma alteração em um músculo que se chama esternocleido occipito mastoideo ou mais facilmente ECOM.
Neste músculo do pescoço encontra- se uma retração ou uma fibrose, o que faz com que a cabeça do bebê fique caída para o lado. Existem graus diferentes de torcicolo, alguns muito leves e outros bem severos.
Qual a causa desse problema com o músculo ECOM?
O encurtamento pode acontecer em diversos momentos e causa uma isquemia no ventre muscular (deficiência no aporte sanguíneo do músculo) que pode vir a ser palpado como uma massa dura de diversos tamanhos.
Torcicolo provocado
Já no torcicolo provocado não encontramos a presença de massas fibrosas no músculo de um lado e de outro do pescoço.
O que eles têm em comum é o posicionamento da cabeça do bebê para um dos lados.
Vamos observar, por exemplo, inclinação da cabeça para esquerda e rotação para direita - o que é chamado de torcicolo à esquerda.
Além do posicionamento da cabeça em inclinação e em rotação, vamos encontrar que o bebê tem dificuldade de rodar a cabeça para o lado contrário.
Daí temos a causa do achatamento da cabecinha do bebê, citada no início deste texto.
Com o tempo, caso não seja tratado o torcicolo, a cabecinha vai se deformando.
A tendência é que ambas situações - torcicolo e plagiocefalia - evoluam e fiquem cada vez mais evidentes, inclusive observando assimetrias na face do bebê.
Existe repercussão sobre respiração e amamentação. Assim como cólicas, refluxo e irritabilidade que acompanham o quadro porque esta assimetria está irritando os nervos que saem do crânio.
E quais são os sinais que o bebê dá?
- Dificuldade de rodar a cabeça para um dos lados
- Se irrita quando precisa rodar a cabecinha para o lado contrário
- Fica sempre apoiado sobre o mesmo lado da cabeça
- Preferência por um seio durante a mamada
Diagnóstico e tratamento
O osteopata pediátrico pode fazer o diagnóstico correto e o tratamento com técnicas suaves e específicas e os resultados são expressivos.
A melhora do torcicolo também aliviará outros sinais que o bebê possa estar apresentando, como as cólicas, o refluxo e a irritabilidade.
O melhor momento para iniciar o tratamento é a partir do 1º mês de vida.
Bebê de 8 semanas com um torcicolo à direita.
Ao observá-lo rodando a cabeça para a esquerda percebemos que o ombro levanta da maca.Este é um dos sinais evidentes para um osteopata pediátrico.
Fonte: Jane Elizabeth Carreiro DO - An Osteopathic Approach to Children-Churchill Livingstone (2009)