Bebês irritados, com cólicas e refluxos

Dra Eugenia Almeida • 19 de setembro de 2021

Entenda porque seu bebê está irritado, com cólicas e refluxo

Bebês com cólicas, refluxos e irritabilidade alta são casos muito comuns aqui em meu consultório.

Além destes sintomas, pode acontecer de o bebê apresentar um achatamento na cabecinha na parte de trás - à direita ou à esquerda, a isso damos o nome de plagiocefalia (clique aqui caso queira ler um texto específico sobre este assunto).

Este achatamento ocorre porque o bebê fica por muito tempo com a cabeça na mesma posição. Como a cabeça do bebe é mole, ela acaba deformando por ficar apoiada em um mesmo local do crânio.

Talvez você esteja se perguntando:
“E o que tem a ver essa tal de plagiocefalia com as cólicas e refluxos?”

A relação é justamente o que gera estes sintomas: o torcicolo.

O torcicolo é muito comum em bebês e há dois tipos: o congênito (adquirido na barriga da mãe) e o provocado durante o parto ou após o nascimento.

Torcicolo congênito

O torcicolo congênito é uma má formação em que a criança nasce com uma alteração em um músculo que se chama esternocleido occipito mastoideo ou mais facilmente ECOM.

Neste músculo do pescoço encontra- se uma retração ou uma fibrose, o que faz com que a cabeça do bebê fique caída para o lado. Existem graus diferentes de torcicolo, alguns muito leves e outros bem severos.

Qual a causa desse problema com o músculo ECOM?

O encurtamento pode acontecer em diversos momentos e causa uma isquemia no ventre muscular (deficiência no aporte sanguíneo do músculo) que pode vir a ser palpado como uma massa dura de diversos tamanhos.

Torcicolo provocado

Já no torcicolo provocado não encontramos a presença de massas fibrosas no músculo de um lado e de outro do pescoço.


O que eles têm em comum é o posicionamento da cabeça do bebê para um dos lados.


Vamos observar, por exemplo, inclinação da cabeça para esquerda e rotação para direita - o que é chamado de torcicolo à esquerda.


Além do posicionamento da cabeça em inclinação e em rotação, vamos encontrar que o bebê tem dificuldade de rodar a cabeça para o lado contrário.


Daí temos a causa do achatamento da cabecinha do bebê, citada no início deste texto.


Com o tempo, caso não seja tratado o torcicolo, a cabecinha vai se deformando.

A tendência é que ambas situações - torcicolo e plagiocefalia - evoluam e fiquem cada vez mais evidentes, inclusive observando assimetrias na face do bebê.


Existe repercussão sobre respiração e amamentação. Assim como cólicas, refluxo e irritabilidade que acompanham o quadro porque esta assimetria está irritando os nervos que saem do crânio.


E quais são os sinais que o bebê dá?

  • Dificuldade de rodar a cabeça para um dos lados
  • Se irrita quando precisa rodar a cabecinha para o lado contrário
  • Fica sempre apoiado sobre o mesmo lado da cabeça
  • Preferência por um seio durante a mamada

Diagnóstico e tratamento

O osteopata pediátrico pode fazer o diagnóstico correto e o tratamento com técnicas suaves e específicas e os resultados são expressivos.


A melhora do torcicolo também aliviará outros sinais que o bebê possa estar apresentando, como as cólicas, o refluxo e a irritabilidade.


O melhor momento para iniciar o tratamento é a partir do 1º mês de vida.

Bebê de 8 semanas com um torcicolo à direita.


Ao observá-lo rodando a cabeça para a esquerda percebemos que o ombro levanta da maca.Este é um dos sinais evidentes para um osteopata pediátrico.


Fonte: Jane Elizabeth Carreiro DO - An Osteopathic Approach to Children-Churchill Livingstone (2009)

Agendar uma consulta

Blog Osteopatia | Dra Eugênia Almeida

Por Dra Eugenia Almeida 5 de maio de 2022
É importante informar ao paciente que a crise de dor por hernia discal tem uma história esperada de início, meio e fim. Ou seja, uma resolução muito bem estudada por nós. Sabemos que, na maioria das vezes, ela vai ter boa resolução sem precisar de cirurgia.
Plagiocefalia
Por Dra Eugenia Almeida 24 de janeiro de 2022
Não é verdade que toda assimetria craniana volta sozinha com o tempo. Existem graus de severidade dessas assimetrias que precisam ser avaliadas, inclusive com um instrumento que nos mostra em números o nível da deformidade do crânio, para se poder dizer se precisa ser tratado ou não.
Por Dra. Eugenia Almeida 17 de dezembro de 2021
Entenda como é o tratamento da dor lombar através da osteopatia
Por Dra. Eugenia Almeida 1 de outubro de 2021
O erro mais comum que vejo quando a pessoa relata ciatalgia — ou dor do nervo ciático — é o alongamento da região dos glúteos e quadril. Se você estiver suspeitando que está com este problema, não faça exercícios de alongamento. Leia a seguir alguns pontos importantes sobre a ciatalgia.
Por Dra Eugênia Almeida 23 de julho de 2021
A dor referida é uma dor que eu sinto num local mas que está vindo de outro.
Por Dra. Eugênia Almeida 10 de maio de 2021
Muitas das coisas que acreditávamos no passado sobre dor lombar foram mudando... Veja neste post algumas informações que você ainda pode ter como verdade, mas que com a evolução da ciência e após muitas pesquisas, percebemos que estavam erradas ou incompletas
Por Dra. Eugênia Almeida 23 de abril de 2021
Entenda o que é Osteopatia, para quem é indicada e como funciona.
Por Dra. Eugênia Almeida 16 de abril de 2021
As assimetrias cranianas são umas das causas mais frequentes na consulta de osteopatia pediátrica. Nestes casos, quanto antes for feito o tratamento maiores as chances de obter bons resultados. A plagiocefalia é uma deformidade do crânio, a famosa cabecinha torta.
bebê
Por Dra. Eugênia Almeida 9 de abril de 2021
Entenda, neste post: - o que é o refluxo - quando é prejudicial ao bebê - como saber se seu bebê está com um problema de refluxo - tratamento do refluxo com Osteopatia
Dor nas costas
Por Dra. Eugênia Almeida 24 de março de 2021
Tanto a dor na região da lombar quanto na região cervical podem ter uma ótima redução ao realizarmos alguns exercícios simples que podem ser feitos dentro de casa mesmo.
Mais Posts