10 coisas que definitivamente te farão entender a dor lombar

10 coisas que definitivamente te farão entender a dor lombar
1. A dor lombar é muito comum
A dor lombar é muito comum, mas não por isso pouco complexa
Mais de 80 % da população mundial já teve ou vai ter dor nas costas.
A dor lombar, ou lombalgia tem um custo muito elevado ao sistema de saúde, principalmente pela incapacidade que ela gera ao indivíduo.
2. A dor lombar acontece em todas as idades
A dor lombar acontece em todas as idades, não é verdade que ela ocorre depois dos 40 anos.
3. O repouso faz com que o processo de recuperação seja mais lento.
Muitas das coisas que acreditávamos no passado sobre dor lombar foram mudando, entre elas a indicação de repouso quando tiver dor. Hoje sabemos que o repouso não só não ajuda… O repouso faz com que o processo de recuperação seja mais lento.
4. A pessoa fica com a postura "torta".
O paciente com dor lombar adota uma postura que chamamos de antálgica - o que nada mais é do que a posição que sente menos dor (“torto”). É uma dor que piora com alguns movimentos específicos, por exemplo inclinar para frente ou para o lado, ou ainda na rotação, dói também para a mudança de posição como girar na cama, ou passar de sentado para em pé.
5. A coluna não está "fora do lugar.
A dor lombar não quer dizer que tenha algo na coluna “fora do lugar”.
6. Dor que irradia para a perna pode ser hérnia de disco.
A dor lombar pode vir acompanhada de uma irradiação para perna ( "ciática pegando”) e isso pode ou não ter a ver com um problema no disco - tipo hérnia ou protusão.
7. Nem sempre o problema é na coluna.
A dor lombar pode vir acompanhada de dor que irradia para a parte anterior da coxa, isso é comum e pode não ter nada a ver com um problema na coluna lombar.
8. A causa pode ser o espasmo de algum músculo específico.
A dor lombar pode ter como causa o espasmo de algum músculo específico e o paciente pode ter dor ao “dobrar para frente”, tossir ou espirrar. Isto pode ser relacionado a algum músculo específico como o quadrado lombar e o serrátil póstero inferior.
9. Exames de imagens não são necessários
Não precisa de exames de imagem para diagnosticar uma dor lombar. Na maioria esmagadora das vezes não há nada que justifique a dor no exame de imagem.
10. Dor lombar não é sinónimo de hérnia de disco
A dor lombar não é sinónimo de hérnia de disco, nem de protrusão discal. Assim como hérnia de disco não é sinónimo de dor. Muitas pesquisas comprovam que existem pessoas que têm dor lombar e não têm hérnia, assim como muitas outras têm hérnia e não têm dor lombar.