Cabeça achatada em bebês (assimetria craniana / plagiocefalia)

Dra. Eugênia Almeida • 16 de abril de 2021
bebê

Plagiocefalia ou assimetria craniana em bebês. 

O que é e como se trata

As assimetrias cranianas são umas das causas mais frequentes na consulta de osteopatia pediátrica.

Nestes casos, quanto antes for feito o tratamento maiores as chances de obter bons resultados.

A plagiocefalia é uma deformidade do crânio, a famosa cabecinha "torta".
Ela ocorre por uma pressão frequente sobre uma mesma região que vai ficando achatada.
Neste local podemos observar uma diminuição ou até falta de cabelo que pode evidenciar ainda mais que esta região está sofrendo pressão.


As imagens acima - retiradas de um artigo científico - mostram os ossos do crânio e como eles se posicionam na cabecinha do bebê.


Veja que nós não temos um único osso que forma nosso crânio, mas alguns ossos (representados em vermelho, verde e roxo claro).


Estes ossos podem se sobrepor durante o parto e isso é um movimento natural que ajuda a criança a sair pelo canal vaginal ou pelo corte da cesárea.

Porém, pode acontecer de os ossos não voltarem ao seu local de origem após a sobreposição durante o parto, e isso gera também a plagiocefalia ou assimetria craniana.


Ou seja, é de certa forma, normal que um bebê tenha a cabecinha "torta" logo que nasce, o que não é normal é que ela não volte ao seu local de origem.



Diagnóstico

O diagnóstico é feito pela história clínica e avaliação física, avaliando a capacidade de movimento dos ossos do crânio, fazendo medições com um instrumento chamado craniômetro, avaliando a força e os reflexos do bebê.


Observamos que apresentam uma dificuldade em rodar a cabeça para o lado contrário onde se produziu o achatamento, muitas vezes associado a torcicolo funcional ou congênito.


Vale ressaltar que tratar a plagiocefalia não é só importante por uma questão estética, é evitar que esta criança tenha escoliose, dores de cabeça, irritabilidade ou qualquer possível transtorno de aprendizagem, concentração, desenvolvimento motor, etc..


É muito importante informar aos pais a respeito da troca de postura frequente do bebê, ele pode sim ficar de lado com apoios de travesseiros e, sob supervisão, dormir de barriga pra cima e brincar de barriga pra baixo.

Craniômetro

O craniômetro é utilizado para medir diagonais da cabeça do bebê.

Essas medidas nos mostram o grau de severidade da assimetria craniana.

Com essas medidas podemos entender se é possível fazer o tratamento através de terapias manuais, como a osteopatia, ou se é necessário encaminhar para um neurocirurgião.

Através destas medidas podemos também acompanhar a evolução do tratamento.

Como é a sessão de Osteopatia?

Avaliar manualmente o crânio do bebê e, principalmente, entender o mecanismo que levou a essas pressões anormais. 
Sejam elas por posicionamentos intrauterinos, manobras durante o parto (tanto cesárea como em parto vaginal), associados a torcicolo funcional ou congênito (ou não), etc.

Avaliação da coluna do bebê como um todo, assimetrias de pregas, assimetrias na face e várias outras possibilidades.

E logo, ir modelando o crânio e as demais estruturas com as mãos muito sutilmente.

Quais os resultados esperados com as sessões de Osteopatia?

Com as sessões de osteopatia, pode-se esperar como resultados:
  • a melhora da assimetria da cabeça e do rosto,
  • melhora do sono (menor agitação durante o sono),
  • melhora do desenvolvimento motor como rolar igual para os dois lados, por exemplo.

Caso o bebê sofra com refluxo, e este esteja associado à assimetria craniana, isso também vai melhorar.

A cada sessão realizamos novas medições com o craniômetro e também podem ser feitas fotos para acompanharmos a evolução do tratamento.

Quantas sessões são necessárias?

Como em qualquer situação, cada caso é um caso. Depende da idade do bebê e da severidade da assimetria. Quanto maior a idade da criança, mas difícil de modelar o crânio. Porém, em média são necessárias de 5 a 10 sessões.

Meu filho tinha assimetria craniana quando bebê, mas ela se corrigiu sozinha. Devo levá-lo para uma consulta?

Não, não há necessidade.

O que deve ser feito é acompanhar o desenvolvimento da criança e, caso seja notado algum sintoma, procurar a ajuda de um profissional.

Você tem dúvidas?

Se você tem dúvidas quanto à saúde de seu bebê não hesite em conversar com seu pediatra ou algum profissional que possa te ajudar com suas questões.

Caso suas dúvidas sejam pertinentes à fisioterapia e/ou osteopatia, você pode nos enviar um email.

Nós não só iremos respondê-las, como também vamos organizar conteúdos aqui em nosso blog e nossas redes sociais para que mais pessoas possam ter suas dúvidas sanadas.

Sabemos que a dúvida de uma pessoa pode ser a dúvida de muitos, então ao nos enviar sua dúvida você não só resolve sua questão, mas também ajuda outras pessoas.

Redes sociais

Siga-nos no instagram @draeugeniaalmeida
e no facebook: facebook.com/eugeniaalmeidaosteopatia

Para enviar sua dúvida, aperte o botão abaixo e preencha o formulário com seus dados e na área “mensagem” com a sua dúvida.

Quero enviar minha dúvida

Blog Osteopatia | Dra Eugênia Almeida

Por Dra Eugenia Almeida 5 de maio de 2022
É importante informar ao paciente que a crise de dor por hernia discal tem uma história esperada de início, meio e fim. Ou seja, uma resolução muito bem estudada por nós. Sabemos que, na maioria das vezes, ela vai ter boa resolução sem precisar de cirurgia.
Plagiocefalia
Por Dra Eugenia Almeida 24 de janeiro de 2022
Não é verdade que toda assimetria craniana volta sozinha com o tempo. Existem graus de severidade dessas assimetrias que precisam ser avaliadas, inclusive com um instrumento que nos mostra em números o nível da deformidade do crânio, para se poder dizer se precisa ser tratado ou não.
Por Dra. Eugenia Almeida 17 de dezembro de 2021
Entenda como é o tratamento da dor lombar através da osteopatia
Por Dra. Eugenia Almeida 1 de outubro de 2021
O erro mais comum que vejo quando a pessoa relata ciatalgia — ou dor do nervo ciático — é o alongamento da região dos glúteos e quadril. Se você estiver suspeitando que está com este problema, não faça exercícios de alongamento. Leia a seguir alguns pontos importantes sobre a ciatalgia.
Por Dra Eugenia Almeida 19 de setembro de 2021
Entenda porque seu bebê está irritado, com cólicas e refluxo. Veja como o torcicolo afeta o bem estar da criança.
Por Dra Eugênia Almeida 23 de julho de 2021
A dor referida é uma dor que eu sinto num local mas que está vindo de outro.
Por Dra. Eugênia Almeida 10 de maio de 2021
Muitas das coisas que acreditávamos no passado sobre dor lombar foram mudando... Veja neste post algumas informações que você ainda pode ter como verdade, mas que com a evolução da ciência e após muitas pesquisas, percebemos que estavam erradas ou incompletas
Por Dra. Eugênia Almeida 23 de abril de 2021
Entenda o que é Osteopatia, para quem é indicada e como funciona.
bebê
Por Dra. Eugênia Almeida 9 de abril de 2021
Entenda, neste post: - o que é o refluxo - quando é prejudicial ao bebê - como saber se seu bebê está com um problema de refluxo - tratamento do refluxo com Osteopatia
Dor nas costas
Por Dra. Eugênia Almeida 24 de março de 2021
Tanto a dor na região da lombar quanto na região cervical podem ter uma ótima redução ao realizarmos alguns exercícios simples que podem ser feitos dentro de casa mesmo.
Mais Posts